Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

A importância da contabilidade na sua empresa

O contador é aquele profissional formado em Ciências Contábeis e/ou Técnico em Contabilidade devidamente registrado no Orgão Responsável CRC – Conselho Regional de Contabilidade – a nível estadual e o CFC – Conselho Federal de Contabilidade a nível federal. A visão que muitas pessoas têm a respeito do contador é que se trabalha apenas com números e cálculos, porém as funções vão muito além.

Dentro de uma empresa o setor contábil é responsável pela conferência de documentos, elaboração de relatórios a caráter gerencial e fiscal, entrega de arquivos magnéticos, além de ter conhecimento em todos os departamentos da empresa. Também mensura os ativos, passivos e patrimônios, e elabora o plano tributário a ser seguido.

Muitos chamam o contador de “médico”, pois ele conhece como ninguém a “saúde” financeira da empresa. Para melhor entendimento dos sócios elabora relatórios de forma esclarecida, visto que a maneira em que os dados são apresentados atendendo a legislação é bastante técnica e cheia de termos que muitos não compreendem.

O setor contábil dentro de qualquer organização é fundamental, sendo bem estruturado consegue obter assim informações eficientes para tomada de decisão e consequentemente melhores resultados. Entre as vantagens de ter uma boa gestão em contabilidade na empresa, podemos destacar:

  1. Oferece maior controle financeiro e econômico à entidade;
  2. Facilita acesso às linhas de crédito com bancos e fornecedores;
  3. Prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial;
  4. Demonstração do Resultado do Exercício;
  5. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  6. Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos;
  7. Balanço Patrimonial.

Em situações de perigo patrimonial, o contador tem a missão de comunicar e demonstrar aos sócios os fatos e dados, como também orientá-los qual seria a melhor opção, facilitando o entendimento e colaborando para que seja feito o melhor pela empresa.

O conhecimento da legislação é essencial, bem como estar atualizado as constantes mudanças que ocorrem no meio contábil e fiscal por parte do governo, possibilitando que a empresa esteja sempre em dia com as suas obrigações perante ao fisco. Nessa área é sempre de grande valia o contato com colegas de profissão, permitindo trocar ideias e também experiências.

Na contabilidade da vida é melhor ser credor do que devedor. Somos credores quando ajudamos as pessoas a se tornarem melhores e devedores quando as prejudicamos. Sejamos conscientes de nossas ações para manter sempre o saldo positivo.
Damião Maximino

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *