Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Alfa: A Primeira Geração Digital

Vem aí a Geração Alfa, uma galera hiperconectada desde os primeiros meses de vida e mais independente que pertencem a um mundo tecnológico. Para eles o digital e a “vida real” são uma única coisa. Com isso, as formas de se relacionar, aprender e experimentar são totalmente novas.

Eles formam uma nova geração, que é a mais influenciada pela tecnologia até agora, para qual o mundo analógico é um passado distante e a tecnologia uma extensão de sua forma de conhecer o mundo. Por isso, atuam em ritmo acelerado, na velocidade exigida para os tempos atuais.

Toda essa tecnologia que cerca os nascidos na geração Alfa acaba influenciando diretamente no desenvolvimento deles. Os Alfas tem uma maneira de pensar digitalmente e usam a tecnologia para aprender, brincar e demonstrar o domínio de conteúdos avançados, tudo é motivo para interagir, inventar e conectar sempre.

Enquanto as outras gerações ainda aprendem a se adaptar ao mundo digital, as crianças Alpha representam a “primeira geração 100% digital”.

Um grande desafio para os pais é saber como educar uma geração em que a transformação faz parte da vida delas. Pesquisas mais recentes indicam que  essa geração supera as habilidades tecnológicas de seus pais aos 8 anos de idade e acredita-se que a Inteligência Artificial usado por eles reduzirão o tempo necessário para as rotinas diárias como fazer compras, adquirir produtos e serviços, e inclusive realizar as consultas médicas, pois todas as informações estarão interligadas e conectadas. Sendo assim eles terão mais tempo para a criatividade, inovação e para o lazer. Você já pensou em como preparar seu filho para esse mundo novo?

Levando em conta que a geração Alfa aprende fazendo, uma boa dica é oferecer aos pequenos ambientes que estimulem esse tipo de aprendizagem e outra orientação é incentivá-los ao pensamento crítico  e a resolver problemas. Uma das características mais marcantes da geração Alfa é por ser a primeira que já nasceu 100% conectada. A questão não é comparar as gerações, mas sim de buscar os pontos fortes de cada uma. O que não pode faltar é a compreensão de que essa geração vai conviver com tecnologias cada vez mais avançadas de Inteligência Artificial. Numa época de poucas conexões fora das telas, gerar vínculo afetivo é fundamental para o desenvolvimento emocional das crianças. Por isso, separar um tempo em família, seja para brincar, jantar ou fazer algo junto, é o desafio para os pais e uma ótima oportunidade de aprender muito com a geração Alfa.

 Para entender essa nova geração, nada melhor do que saber quem ela é. Dessa forma, listamos as características mais marcantes dos Alfas. Como eles nasceram em um mundo globalizado, tecnológico e muito conectado, sabe-se que são:

  • Nascidos a partir de 2010 e sabem lidar melhor com equidade de raça, credo e gênero.
  • Antenados a tudo são hiperativos, ultra conectados e questionadores.
  • Mais inteligentes, independentes, exigentes e gostam de ter a sua opinião respeitada.
  • Forte influência sobre os hábitos de consumo da família.
  • Terão mais de uma carreira profissional ao mesmo tempo e querem um propósito na empresa.

Como essa geração convive com as tecnologias cada vez mais avançadas de Inteligência Artificial o seu grande diferencial será ser HUMANO. Por isso algumas habilidades terão que ser estimuladas desde a infância como empatia, criatividade e a inteligência socioemocional. Assim os Alfas serão capazes de trazer o melhor de si mesmos para a construção de um futuro nunca imaginado.

5.00 avg. rating (80% score) - 4 votes
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (80% score) - 4 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *