Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Desafios de logística e como supera-los

Entregar mercadorias de maneira eficiente, ou seja, no tempo certo, de maneira correta, sem avarias e há um preço justo, certamente é o grande desafio a ser superado pela logística e a cadeia de suprimentos. Pode parecer tarefa simples, porém se torna muito mais complexa se analisarmos as dimensões continentais do nosso país.

Aliado a uma infraestrutura precária, ineficiente, trajetos extensos e mal planejados que elevam o custo das operações logísticas e atingem diretamente o tempo de entregas, qualidade do serviço prestado, avarias e falhas no processo de operação de transporte.

Segundo a Confederação nacional de transporte o modal rodoviário representa mais de 60% dos produtos transportados, os custos com transportes chegam a 60% dos custos logísticos e a redução de custos nessa área é muito importante, pois corresponde em média 20% do custo total das empresas.

Outros desafios são as questões que envolvem diretamente valores relacionados a fretes que sempre foram questões delicadas em âmbito geral, Há uma grande representatividade dos valores de frete no setor moveleiro, pois a relação de transporte, entregas e atendimento ao cliente estão intimamente ligadas, hoje em dia com essa nova fase da criação da tabela de frete temos um cenário atípico, pois a crise deixou uma ociosidade bastante grande e hoje vivemos dias de indecisão e preocupação pois o aumento dos fretes impactam diretamente no aumento dos custos das empresas praticamente obrigando a se tornar um setor mais eficiente e eficaz sem aumentar os custos da operação.

O Grande desafio que surgiu relacionado a tecnologia e que estamos vivenciando atualmente é o surgimento de novas áreas do setor de logistica que oferecem demandas bastante específicas para o transporte de mercadorias, entre as quais é possível destacar as áreas do e-commerce e o conceito de entrega no mesmo dia em algumas regiões que elevam o conceito de logística e supply chain para outros patamares. Por fim os desafios são diversos, porém podemos encontrar maneiras para transformá-los em vantagem competitiva, aplicar conceitos de tecnologia, inteligência, alta performance, diversificação de modais de transporte e adotar medidas estratégicas são fatores essências para que a logística se torne eficiente e atenda o mercado que sempre está em constante evolução.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *