Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Organize o financeiro da sua empresa em 2019

Sabemos que o mercado vem se tornando um ambiente altamente competitivo, e que ninguém cresce fazendo o mesmo que seus concorrentes. Com tantos desafios, a gestão financeira nem sempre aparece no topo lista, porém estamos acompanhando uma busca cada vez maior por ferramentas capazes de tornar a organização das finanças mais eficiente. Nesse sentido criamos um guia com algumas dicas sobre o que é essencial em um planejamento financeiro, visando o crescimento de sua empresa mesmo com a economia em baixa.

Organize o financeiro da sua empresa em 2019

01. Fluxo de Caixa

Acompanhar as entradas, saídas e saldo do caixa é relativamente simples. No entanto, manter-se fiel a ele é algo que exige dedicação diária. Uma pequena falha ao anotar um pagamento pode gerar uma diferença quase impossível de rastrear depois. Mantenha a disciplina e lembre-se da importância de sempre se registrar tudo.

02. Capital de Giro

É preciso ter uma quantia de dinheiro reservada para que o negócio possa fluir com tranquilidade. Porém não basta ter esse recurso extra disponível em caixa, é preciso saber administrá-lo e entender que o capital de giro existe para honrar com os compromissos imediatos ou lidar com problemas de última hora. O capital de giro é uma espécie de fundo de emergência de uma empresa, ele assegura que eventualidades financeiras não comprometam as contas. Esse tipo de capital também é muito utilizado para evitar o pagamento de juros quando há diferença entre as suas datas de pagamento a fornecedores e recebimento de clientes.

03. Orçamento

De certa forma tudo passa pelo orçamento. O mais importante é ser absolutamente sistemático ao elaborá-lo. Detalhe cada etapa de cada ação, e as examine a fim de encontrar uma forma de reduzir custos, encontre parcerias e troque serviços para obter alguns benefícios sem gastar.

04. Redução de Gastos

A elaboração de um orçamento já é um primeiro passo para economizar. Saber de antemão todos os seus custos ao longo de um determinado período é uma maneira muito eficiente de identificar gastos supérfluos toda vez que eles acontecerem. Se souber com antecedência os seus custos ao longo do ano, você pode tomar medidas como renegociar contratos e aumentar seus estoques em períodos de liquidação. Outra dica importante é não misturar a conta pessoal com a conta empresarial. Ao misturar as duas contas a lucratividade do negócio nunca vai acontecer. Além disso ficará ainda mais difícil reinvestir no próprio negócio sem buscar recursos da vida pessoal.

05. Empréstimos

Uma empresa muitas vezes precisa de recursos para alavancar os negócios. Mas é preciso ficar atento às condições de pagamento, como juros e taxas de administração. Sempre tente renegociar a dívida para tentar evitar mais juros.

06. Estabeleça metas

Traçar metas é muito importante para a implantação do planejamento financeiro. Diretrizes pré-estabelecidas possibilitam amenizar erros ou reajustar planos de direção. Através dessas práticas é possível estabelecer estratégias que vão facilitar na condução do negócio.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (97% score) - 4 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *