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Por que a sua marca precisa adotar uma estratégia omnichannel para vender mais no físico e online?

Com o crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo, marcas que antes vendiam apenas em lojas físicas começaram a criar uma presença online. O motivo disso é que o comportamento do consumidor mudou e, agora, com um smartphone nas mãos ele tem milhares de opções de compra.

O mercado de Móveis também tem visto essa evolução. Segundo o relatório o 39º relatório da Webshoppers, a categoria de Casa e Decoração obteve um crescimento de 38% das vendas online em relação a 2018.

Nesse sentido, o grande desafio das marcas é compreender que os canais online e offline devem ser integrados e não vistos como concorrentes.

Por isso, é fundamental adotar estratégias omnichannel, ou seja, utilizar diferentes canais para oferecer uma experiência de compra incrível e deixar o consumidor definir em qual deles ele vai finalizar a compra.

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia que utiliza diferentes canais de venda para oferecer a melhor experiência possível para o consumidor final, fazendo com que ele realize a compra no meio que preferir – seja online ou offline. O omnichannel tem como objetivo integrar lojas físicas, e-commerces e consumidores.

Por exemplo, imagine que um cliente deseja comprar um novo guarda-roupa. Então, ele busca informações em diversos sites, lê avaliações e comentários dos consumidores, mas decide que precisa ver o guarda-roupa de perto para ver se realmente vai atendê-lo. Então, ele vai à uma loja física e finaliza a compra lá.

O contrário também pode acontecer. Ele pode ir à uma loja física para ver os detalhes do produto e finalizar a compra na internet.

O importante é oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor independente do canal. Isso porque ele está cada vez mais exigente e considera mais a opinião de outros consumidores. Por isso, zelar pela reputação da marca no ambiente online e offline é fundamental.

Qual a diferença entre omnichannel e multicanal?

É importante reforçar que há uma grande diferença entre omnichannel e multicanal ou multichannel, mas esses termos são facilmente confundidos no mercado.

Multicanal é a venda de produtos por diversos canais, porém sem que eles tenham nenhuma relação. Isso quer dizer que as vendas realizadas em lojas físicas não interferem em nada nas vendas do e-commerce, elas são totalmente independentes.

Isso faz com que a experiência de compra seja prejudicada, já que o consumidor pode e deve decidir qual opção é melhor para sua compra, mas ele espera que as experiências sejam integradas.

Por isso, o omnichannel é a melhor opção e a estratégia que mais funciona para fidelização de clientes, incluindo também personalização de experiências.

Por que traçar estratégias omnichannel?

Isso é simples: o consumidor já é omnichannel e marcas que não acompanharem essa realidade vão ter grandes desafios pela frente.

Segundo uma pesquisa da Deloitte, 56% de todas as vendas do varejo são influenciadas por canais digitais. Além disso, estudos apontam que 52% dos consumidores que estão dentro de uma loja física, fazem pesquisa de preços na internet sempre ou na maioria das vezes.

Ainda, 76% dos consumidores afirmaram que a fonte de pesquisa que eles mais utilizam na compra de buscar informações sobre algum tipo de produto é o Google.

Utilize tecnologia para investir no omnichannel

Se a sua loja atua com vendas em vários canais, mas você ainda não conseguiu tornar complementar as vendas da loja física e online, ou seja, se elas competem entre si, é preciso pensar logo em uma estratégia omnichannel antes que os seus consumidores sintam isso e tenham uma experiência de compra ruim.

Móveis Albatroz já utiliza de tecnologia e estratégias para entender a posição da sua marca em todos os canais. A empresa utiliza o software da Lett para monitorar o universo online e agregar ao offline.

E junto com a Lett, vem auxiliando os varejos que buscam acelerar seu modelo de venda para acompanhar as mudanças no modelo de compra dos consumidores!

*Artigo escrito pela equipe da Lett, empresa especializada em Trade Marketing Digital para indústrias e varejistas que atuam no e-commerce.

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