Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Saiba como fazer um bom gerenciamento de estoque

O bom gerenciamento do estoque nos dias de hoje é fundamental para manter sua empresa com lucro, e sabemos também que estoque parado é dinheiro parado. Em tempos de crise isso é extremamente prejudicial para a saúde financeira da empresa, então segue algumas dicas para como gerenciar um estoque.

1. Faça previsões de demanda

As previsões de demanda são análises que consideram o histórico de vendas e o comportamento do consumidor. Elas ajudam na elaboração da estimativa de vendas para determinado período. Não se engane, isso é incrivelmente difícil de fazer. Aqui estão alguns pontos a serem observados ao projetar suas vendas futuras:

• Tendências mercado
• Taxa de crescimento
• Vendas garantidas
• Sazonalidade
• Promoções

gerenciamento de estoque

2. Analise o giro do produto

O giro de um produto é a vida útil que ele fica no estoque, considerando o dia da entrada e o dia da sua saída. Monitorando e analisando essa informação é essencial para que o setor de compras tenha informações concretas para saber, com maior precisão, quando e em quais quantidades os itens devem ser comprados.

3. Analise os indicadores de desempenho

São os indicadores de desempenho de análise que nos auxiliam a entender melhor os resultados do setor, assim é possível identificar as oportunidades que podem ser aproveitadas, além das falhas e os pontos fracos que devem ser melhorados.

4. Planeje a curto e médio prazo

O objetivo é aprimorar o gerenciamento de estoques, o ideal é planejar aspectos como alterações no mercado, sazonalidade e demanda, por exemplo. Esse planejamento pode ser feito em conjunto com compras e vendas e ajuda a entender como funciona o fluxo do estoque e como planejar melhor as aquisições de produtos.

5. Saiba trabalhar as suas prioridades

Gerenciar o estoque de uma empresa é muito complexo, para começar, é preciso definir as prioridades. Muitas vezes, é melhor um determinado item com pouca procura permanecer em falta por alguns dias do que pagar mais caro por fretes exclusivos ou quantidades mínimas apenas para mantê-lo em estoque.

O gerenciamento de estoque é fundamental e para isso é necessário planejamento. Além disso, uma boa comunicação é fundamental e tem que ser estimulada, visto que todos na empresa trabalham em prol de objetivos em comum.

Invista também em softwares de gestão, que visam a integração desse com os setores da empresa.

Manter o bom gerenciamento de estoque precisa ser encarado como uma prioridade dentro da sua empresa e não apenas depósito de produtos. Entender as suas particularidades é fundamental para que você possa extrair o melhor dele e consequentemente obter o tão merecido lucro.

Esse conteúdo foi útil?
3.33 avg. rating (72% score) - 3 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *