Dicas para não errar na escolha dos móveis
Voltar para casa após um dia cansativo de trabalho é delicioso. Mas, quando entramos em um quarto cheio de bagunça, essa paz pode acabar rapidinho com nossos sonhos de descanso mais do que merecido. E, para que a tranquilidade volte a reinar por aí, a escolha dos móveis certos vai te ajudar a acabar de vez com essa vilã da sua rotina: a bagunça!
Móveis auxiliares
Pensando além do guarda-roupa, quando o assunto é ter mais espaço, outros móveis têm um papel fundamental na manutenção da ordem do ambiente. Pense sempre em escolher peças multifuncionais para fazer a mágica daqueles “espacinhos a mais” acontecer e ter um local de apoio para guardar peças fora do guarda-roupa.
Para acomodar irmãos no mesmo quarto, os beliches são perfeitos para aproveitar o espaço vertical do ambiente, que nem sempre é muito explorado. A área abaixo da cama pode servir como cama auxiliar ou como área para guardar brinquedos em caixas, já que fica ao alcance das crianças, o que pode contribuir para inserir a organização na rotina dos pequenos.
A cômoda é um coringa que vai muito além dos quartos de bebê. Ela é ótima em quartos em que faltam gavetas nos guarda-roupas, espaço para os sapatos, roupas de cama e banho ou até um local fácil de acessar para crianças guardarem materiais escolares.
Mesas de cabeceira com gavetas podem guardar diversos itens pequenos, como bijuterias, maquiagens, roupas íntimas, acessórios e documentos, por exemplo. Já uma penteadeira, pode servir também como um cantinho para trabalhar em home office se você quer fugir da mesa de jantar.
A estrela principal
O guarda-roupa precisa atender às suas necessidades diárias, se não vai ser promessa de bagunça! Antes de comprar, pare pra se entender:
- Você é uma pessoa que consegue manter roupas dobradas?
- Você prefere mais prateleiras ou área de cabideiro?
- Está faltando espaço para guardar algum tipo específico de roupa? Qual?
- O que mais te incomoda na organização do seu guarda-roupa atual?
Respondendo perguntas simples como essas, você vai clarear mais as ideias e a chance de acertar na escolha é muito maior.
Cabideiros
São perfeitos para manter as roupas bem esticadas, mas tome cuidado com o acúmulo de roupas. Se elas ficarem muito prensadas, umas contra as outras, as roupas acabam amassando, e muito!
Padronizar seus cabides pode dar uma sensação muito maior de organização. Se a grana tá curta para trocar todos, tente pelo menos ter os cabides da mesma cor, mesmo que os modelos sejam diferentes. Vai fazer uma baita diferença!
Gavetas
Se você é uma pessoa que tem dificuldade de manter as roupas dobradas em gavetas, vai precisar da ajuda de organizadores. Colmeias e cestinhas plásticas fazem verdadeiros milagres para delimitar o espaço de cada item e facilitam a retirada das peças, sem puxar outras junto sem querer. Uma forma bem sustentável é reaproveitar itens recicláveis, como caixas de presente, potes de sorvete e caixas de sapato.
Prateleiras
Pilhas de roupa dobradas precisam de um cuidado maior para não desmoronarem na correria do dia a dia. Ter um apoio lateral ajuda muito e você pode usar um organizador de madeira, acrílico, ou até uma caixa de papelão para fazer as vezes dessa divisão.
Qual a sua maior dificuldade na organização do quarto? Conta pra gente!
Arquiteta e Personal Organizer Yasmin Alcaraz